Páginas


Seguidores

segunda-feira

Bombom de nozes

Bombom de nozes

Aprenda a receita que deixará seus dias mais gostosos

Ingredientes
1kg de Harald Melken Chocolate ao Leite 
300g de nozes mariposa
Bombom de nozes
Modo de Preparo 
Derreta e tempere o Harald Melken Chocolate ao Leite conforme instruções da embalagem. Coloque um pedaço de noz no fundo de uma forma de sua preferência e complete-a com o chocolate, utilizando uma espátula descartável para facilitar o preenchimento das cavidades. Leve a forma à geladeira para o chocolate endurecer (+/- 15 minutos). Para verificar se já está pronto, olhe as laterais dos bombons: elas deverão estar opacas, mostrando que o bombom já desgrudou. 

Rendimento: 100 bombons de aproximadamente 13g cada. 
 

Ovos à base de cereais


Ovo de Páscoa à base de cereais

O chocolate com um toque nutritivo

A tradição da compra de ovos de chocolate e o aumento da fabricação dessas preciosidades aumentam muito neste período do ano.

O mercado disponibiliza várias marcas com sabores dos mais variados: doces, amargos, com frutas, pimenta, trufas, branco, bombons, e tantos outros. 

Mas um tipo de chocolate que agrada muita gente é o caseiro ou artesanal, que também é uma excelente sugestão de presente para namorados e amigos, além de poder variar na mistura dos sabores é possível personalizar desenhos usando diversos tipos de formas. Basta usar a criatividade e se divertir. Abaixo, segue uma receita saudável para você curtir.
Ovo de Páscoa
Ingredientes (para um ovo de páscoa nº15): 
- 8 barras Nutry. Você pode escolher o sabor de sua preferência. No caso foram usadas as barras Nutry Banana.
- 300g de chocolate ao leite. 

Modo de preparo do chocolate 
Ralar 300g de chocolate. Derreter em banho-maria. Depois de derretido, mexa com uma espátula em movimentos para frente e para trás até que a massa engrosse. Para saber se o chocolate está pronto para moldar, verifique a temperatura encostando um pouco de chocolate nos lábios: a sensação transmitida deverá ser mais fria que o lábio (com termômetro, a temperatura deve estar entre 28 e 29ºC). 

Modo de preparo do Nutry:
- Derreter as 8 barras de Nutry em banho-maria até que as barras se desmanchem. 
Opção 1:
- Em uma fôrma de ovo de páscoa nº 15, cobrir toda a base da fôrma com o Nutry já derretido. 
- Logo após, espalhar uma fina camada de chocolate derretido por cima do Nutry. Levar ao freezer, esperar 5 min até endurecer e depois desenformar. 

Opção 2:
- Um ovo com a cobertura de chocolate por fora. 

Modo de preparo: Em uma fôrma de ovo de páscoa nº15, espalhar uma camada fina de chocolate derretido. Levar ao freezer por 5 min. Após endurecer, espalhar novamente uma fina camada de chocolate e acrescentar o Nutry derretido na fôrma. Levar novamente ao freezer por 5 min. Esperar endurecer e desenformar.

quarta-feira

Balas de Leite em Pó Carameladas



Balas de Leite em Pó Carameladas

 Ingredientes da bala:
1 lata de leite em pó instantâneo
1 lata de açúcar (medida do leite em pó)
2 pacotes de coco ralado (200 gramas)
1 vidro de leite de coco (quase todo)
Ingredientes da calda:
1 e ½ xícaras de açúcar
1 e ½ colheres de vinagre
Modo de preparo:
Misture os 3 primeiros ingredientes e, aos poucos, coloque o leite de coco até dar ponto de enrolar. Não deixe muito mole. À parte prepare uma calda. Misture bem os ingredientes e leve ao fogo até engrossar um pouco. Após levar ao fogo não mexa mais. Desligue e passe as bolinhas.
Dicas de Mãe:
Rendimento dependerá do tamanho que der às balas.
Embrulhadas e na geladeira as balas se conservam por mais tempo sem derreter o caramelo.
Balas de Leite em Pó Carameladas4.8 out of 5 based on 10 ratings


Receita de Balas de Leite em Pó Carameladas

Embalagens para Ovos de Páscoa

Embalagens para Ovos de Páscoa
Criação e execução: Danielle Ronconi (para Loja Marie Therésè) l Fotos Adriano Campos (abertura), Marcos Bacon (passos) e Paula Ramjac (variação) l Produção Vera Lúcia Ayres
Para criar belos embrulhos com uma variedade de fitas e apliques, a artesã Daniele Ronconi priorizou tons harmônicos, com botões e linhas, em uma produção rica em flores e cetim

Ovo crocante branco

Ovo crocante branco
Tempo de preparo: 35 minutos
Rendimento: 2 ovos de 500g

Ingredientes:
• 
1 kg de chocolate branco fracionado
• 200 g de crocante industrializado
• 150 g de nozes picadas
• forma de acetato para ovo de 500 g com 3 partes
• papel chumbo e papel celofane para embrulhar

Modo de preparo:Em uma panela, derreta o chocolate branco em banho-maria ou no micro-ondas e, em seguida, faça a temperagem*, de acordo com as instruções do fabricante. Feito isso, em uma forma de acetato composta de 3 partes (parte inferior rígida, parte interna flexível e parte superior rígida), despeje o chocolate derretido até a marca indicada na forma inferior. Reserve o restante de chocolate. Bata levemente o fundo da forma sobre uma superfície para retirar o ar. Encaixe as outras duas partes da forma, deixando a parte flexível em contato com o chocolate. Vire a forma ao contrário, deixando a abertura virada para baixo, e leve à geladeira por aproximadamente 10 minutos até o chocolate se soltar com facilidade da forma. À parte, misture o crocante e as nozes no restante do chocolate. Com o auxílio de uma espátula ou colher, aplique-o sobre a metade do ovo e, em seguida, leve à geladeira por aproximadamente 10 minutos para endurecer. Retire da geladeira e deixe secar por cerca de 4 horas. Repita o procedimento para fazer a outra casca do ovo de chocolate. Embrulhe com o papel chumbo e papel celofane.

* Observação: a temperagem assegura uma secagem rápida e uma aparência sem manchas ou imperfeições ao chocolate.

Segredo da receita:As nozes podem ser substituídas pela mesma quantidade de castanha-do-pará ou avelã.

Ovo trufado de avelãs


Ovo trufado de avelãs
Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 2 ovos de 500g

Ingredientes:• 1,2 kg de chocolate ao leite fracionado
• 1 caixa (200 ml) de creme de leite
• 1 colher (de sopa) de manteiga sem sal
• 2 colheres (de sopa) de licor de cacau
• 1 colher (de sobremesa) de essência de avelã
• ½ xícara (de chá) de avelãs picadas
• papel chumbo e papel laminado para embrulhar
• forma de acetato para ovo de 300 g

Modo de preparo:
Trufa - Derreta 500 g de chocolate ao leite em banho-maria ou no micro-ondas. Reserve. Coloque o creme de leite, a manteiga e o licor de cacau em uma panela e leve-a ao fogo médio por 5 minutos. Misture este preparo ao chocolate derretido. Acrescente as avelãs picadas e a essência, mexendo bem. Despeje a mistura em um recipiente, espere esfriar e leve à geladeira por cerca de 10 minutos para ganhar uma leve consistência.

Chocolate - Derreta o restante do chocolate ao leite em banho-maria ou no micro-ondas e faça o processo de temperagem, conforme as instruções da embalagem. Com o auxílio de uma colher ou de um pincel culinário, aplique uma camada de chocolate na forma de acetato com relevo. Retire o excesso das laterais e do fundo da forma com a ajuda de uma espátula e, em seguida, leve à geladeira para endurecer por aproximadamente 3 minutos. Aplique uma nova camada de chocolate e leve novamente à geladeira por mais 3 minutos. Depois de seco, aplique uma camada de trufa e deixe na geladeira por 5 minutos. Feito isso, retire da geladeira, cubra com mais uma camada de chocolate e leve à geladeira novamente por 3 minutos para endurecer com a abertura da forma virada para baixo e coberta com papel alumínio. Assim que ovo desgrudar da forma, desenforme e deixe descansar por, no mínimo, 4 horas em temperatura ambiente. Depois, embrulhe as metades com papel chumbo e papel laminado.

Dica: utilize a mesma receita do ovo para produzir os bombons.

Segredo da receita:A essência de licor pode ser substituída por 2 colheres (de sopa) de café solúvel pronto.

Dica de saúde: Apesar das avelãs serem calóricas, elas possuem vitamina C, que auxilia na resistência dos ossos e dentes.
 

Ovo especial recheado


Ovo especial recheado
Tempo de preparo: 2 horas
Rendimento: 8 porções

Ingredientes:• 1 kg de chocolate ao leite nobre (ou puro) picado
• Forma de acetato para ovo de 500 g com 3 partes
• Formas de alumínio retangular 20 x 20 cm

Massa branca:• 2 xícaras (de chá) de açúcar
• ¾ de xícara (de chá) de manteiga sem sal
• 6 gemas
• 6 claras em neve
• 3 xícaras (de chá) de farinha de trigo
• 1 xícara (de chá) de leite
• 1 colher (de sopa) de fermento químico em pó
• ¾ de xícara (de chá) de nozes moída

Massa escura:• 4 ovos
• 1 xícara (de chá) de açúcar
• ½ xícara (de chá) de chocolate em pó
• 3 xícaras (de chá) de farinha de trigo
• ½ xícara (de chá) água morna
• 5 colheres (de sopa) de óleo
• 1 colher (de chá) de fermento químico em pó

Recheio:• 1 xícara (de chá) de chantili batido
• 1 xícara (de chá) de morangos cortados ao meio
• 1 xícara (de café) de framboesa fresca
• 1 xícara (de chá) de creme de confeiteiro industrializado
 
Modo de preparo :Massa branca – Na batedeira, em velocidade alta, bata o açúcar e a manteiga por 5 minutos. Em seguida, coloque as gemas e bata até formar um creme com consistência fofa. Diminua a velocidade da batedeira e acrescente a farinha, alternando com o leite. Acrescente as claras ao preparo, mexendo levemente com uma colher e, por último, adicione o fermento. Divida a massa em duas partes e, em uma delas, acrescente as nozes. Despeje as massas em 2 formas de 20 x 20 cm, untadas e enfarinhadas, e leve-as ao forno preaquecido em temperatura média (180 ºC) por cerca de 25 minutos. Desenforme depois de frio.

Massa escura – Na batedeira, em velocidade média, bata as claras até atingirem o ponto de neve, mas não muito firmes. Acrescente as gemas e o açúcar à batedeira e bata por mais 5 minutos até formar um creme fofo. Adicione o chocolate, a água morna e o óleo ao preparo e bata até ficar homogêneo. Aos poucos, acrescente a farinha de trigo e bata bem. Retire o preparo da batedeira, acrescente o fermento em pó e misture com uma colher. Feito isso, leve a mistura para assar em forma de 20 x 20 cm, untada e enfarinhada, em forno preaquecido em temperatura média (180 ºC) por aproximadamente 25 minutos.  Desenforme depois de frio.
Ovo de chocolate – Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas e, em seguida, faça a temperagem, de acordo com as instruções do fabricante. Em uma forma de acetato composta de 3 partes (parte inferior rígida, parte interna flexível e parte superior rígida), despeje o chocolate derretido até a marca indicada na forma inferior. Bata levemente o fundo da forma sobre uma superfície para retirar o ar. Encaixe as outras duas partes da forma, deixando a parte flexível em contato com o chocolate. Vire a forma ao contrário, deixando a abertura virada para baixo e leve à geladeira por aproximadamente 10 minutos até o chocolate se soltar com facilidade da forma. Deixe o ovo descansar por 1 hora em temperatura ambiente.

Recheio e montagem – Com uma faca, corte os bolos em fatias. Coloque o chantili e o creme de confeiteiro em sacos de confeitar. Faça a montagem do recheio da casca de chocolate alternado as fatias de bolos, as frutas, o creme de confeiteiro e o chantili.

Dica: na hora de servir, comece pelo recheio e, em seguida, quebre e distribua também a casca do ovo.

Ovo de frutas


Ovo de frutas
Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 2 ovos de 750g

Ingredientes:• 500 g chocolate ao leite
• 500 g de chocolate amargo
• 350 g de chocolate branco
• 1 xícara (de café) de morangos desidratados picados
• 1 xícara (de café) de casca de laranja cristalizada picada
• 1 xícara (de café) de damascos picados
• 1 xícara (de café) de kiwi cristalizado picado
• 80 g de cereja picada
• forma de acetato para ovo de 750 g

Modo de preparo:Com uma faca, pique o chocolate ao leite e o chocolate amargo. Junte-os em uma tigela e derreta em banho-maria ou no micro-ondas. Repita o processo para derreter o chocolate branco separadamente. Com o auxílio de uma colher, despeje e distribua o chocolate branco no fundo da forma de acetato e, em seguida,  com um garfo, faça leves movimentos circulares para espalhar e marcar o chocolate. Leve à geladeira por 3 minutos para endurecer. Ainda com a colher, espalhe uma camada do chocolate escuro sobre a camada anterior de chocolate branco. Leve novamente à geladeira por 3 minutos para endurecer. Adicione as frutas picadas ao restante do chocolate escuro. Aplique uma camada do chocolate com frutas à camada anterior de chocolate e leve à geladeira por mais 3 minutos para endurecer com a abertura da forma virada para baixo e coberta com papel alumínio. Desenforme e deixe descansar fora da geladeira por, no mínimo, 4 horas. Decore o ovo com frutas ou embale com papel chumbo e celofane.
 

Ovo cacau light


Ovo cacau light
Tempo de preparo: 45 minutos
Rendimento: 3 ovos de 350g

Ingredientes:
• 
1 kg de chocolate light
• forma de acetato de 3 partes no formato de cacau para ovo de 250 g
• forma de acetato para bombons

Recheio:• 200 g de chocolate meio amargo
• 1 caixa (200 ml) de creme de leite light
• ½ xícara (de chá) de cerejas light picadas
• 1 colher (de sobremesa) de essência de marrasquino

Modo de preparo:Recheio – Com uma faca, pique o chocolate meio amargo. Feito isso, em uma panela, 
misture o chocolate picado e o creme de leite e leve ao fogo baixo, em banho-maria, para
 derreter. Adicione as cerejas picadas e a essência de marrasquino ao preparo e reserve
 para rechear os bombons.

Montagem – Derreta o chocolate light em banho-maria ou no micro-ondas e, em seguida, faça
a temperagem, de acordo com as instruções do fabricante. A seguir, em uma forma de acetato 
composta de 3 partes (parte inferior rígida, parte interna flexível e parte superior rígida) em 
formato de cacau, despeje o chocolate derretido até a marca indicada na forma inferior. Bata
 levemente o fundo da forma sobre uma superfície para retirar o ar. Encaixe as outras duas
 partes da forma, deixando a parte flexível em contato com o chocolate. Vire a forma ao 
contrário, deixando a abertura virada para baixo, e leve à geladeira por aproximadamente 
10 minutos ou até o chocolate se soltar com facilidade da forma. Passe uma camada do 
chocolate restante na forma de acetato para bombons. Leve à geladeira por 3 minutos para 
endurecer. Repita o processo mais uma vez. Coloque o recheio de cereja, acrescente um pouco
 de chocolate em cima e leve novamente à geladeira por 3 minutos para gelar, até desgrudar da 
forma. Embrulhe os ovos e os bombons com papel chumbo e decore a gosto utilizando papel 
celofane e fitas.

Segredo da receita: Se preferir, substitua a essência de marrasquino por calda de cereja.

Dica de saúde: As cerejas são ricas em uma substância natural que têm efeito anti-histamínico e anti-inflamatório, 
que ajudam a prevenir o coração de acidentes cardiovasculares e a combater a diabetes.

Ovo trufado de maracujá


Ovo trufado de maracujá
Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 2 ovos de 500g

Ingredientes:• 500 g de chocolate branco fracionado picado
• 1 kg de chocolate ao leite fracionado
• 1 caixinha de 200 ml de creme de leite
• ½ xícara (de chá) de suco de maracujá concentrado
• 1 colher (de sobremesa) de pó para sorvete sabor maracujá
• 1 colher (de sopa) de glucose
• 1 colher (de sopa) de manteiga sem sal
• papel chumbo e folha de celofane para embrulhar
• forma de acetato para ovo de 500 g

Modo de preparo:Recheio – Em uma panela, leve ao fogo médio o creme de leite, a glucose e a manteiga, mexendo constantemente até começar a levantar fervura. Retira do fogo, acrescente o pó para sorvete e misture novamente. Despeje o preparo sobre o chocolate branco picado e misture bem até dissolver completamente todo o chocolate. Em seguida, adicione o suco concentrado à mistura anterior e mexa até obter um creme liso. Reserve.

Chocolate – Derreta o chocolate ao leite em banho-maria ou no micro-ondas e faça o processo de
 temperagem, de acordo com as instruções da embalagem. Com a ajuda de uma espátula, passe uma camada de chocolate ao leite derretido na forma de acetato, retire o excesso e leve à geladeira por 3 minutos para secar. Repita o processo mais uma vez e, em seguida, passe uma camada de trufa de maracujá. Leve à geladeira por mais 5 minutos. Para finalizar, aplique, com uma colher ou espátula, uma camada de chocolate ao leite, cobrindo totalmente a trufa. Leve à geladeira com a abertura da forma virada para baixo e coberta com papel alumínio por cerca de 8 minutos. Desenforme e deixe descansar fora da geladeira por, no mínimo, 4 horas. Embrulhe os ovos com papel chumbo e folha de celofane.

Dica: Não aplique a trufa até a borda da casca, assim você evita que o recheio vaze para as laterais.
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...